MBA Gestão e Auditoria em Saúde

Sobre o Curso

Para fazer frente às necessidade de medida da eficiência e eficácia que a organização alcance seus objetivos internos de custo, produtividade, qualidade e consistência. Os gestores e auditores atuam para que a organização atinja os seus objetivos externos de satisfação das necessidades dos clientes, fatia de mercado, responsabilidade social, etc.

A função da gestão e da auditoria sistêmica, ampla e integral, é uma parte natural e necessária de qualquer estrutura, embora a função possa ser exercida (e é exercida) por diversos profissionais, dependendo das necessidades internas. A visão do MBA - Gestão e Auditoria em Saúde é implementada através de um projeto pedagógico que mostra a Gestão e a Auditoria como atividades diretamente vinculadas. A afirmação de que a função auditoria é uma parte natural e necessária de todas as organizações é consistente com o COSO [Committee of Sponoring Organizations of the Treadway Commission, Internal Control - Integrated Framework, 1992] e com outras definições recentes da natureza do controle e da análise interna.

A mudança é o objeto da estratégia e o tempo é o referencial da estratégia. Antecipar a mudança e os efeitos do tempo sobre a organização é a tarefa principal dos líderes. O gestor deve ter a visão de como realizar e desenvolver os projetos, tendo no auditor a ferramente que busca levar a informação não rotineira aos líderes como apoio a sua missão de antecipar a mudança.

A atividade desempenhada pela gestão e pela auditoria são muito dinâmicas, buscando a evolução dos processos analíticos e exigindo dos profissionais que atuam nas áreas uma constante atualização. O desempenho dessas atividades variam com o tempo, pois, em diversas ocasiões é necessário que sejam alteradas as medidas que definem os rumos das instituições, bem como as rotinas de controle e acompanhamento dos processos de trabalho, mas sempre o foco é a melhoria de qualidade e a otimização do uso de recursos da assistência à saúde. Aquilo que foi importante numa fase poderá ser menos importante noutra fase à medida que a organização se movimento ao longo do ciclo da mudança. O processo utilizado pelos gestores e auditores, bem como o impacto desse processo irá variar com a focalização, tal como a própria organização. A gestão e a auditoria têm de focalizar os objetivos e buscar que os mesmos sejam atingidos. A importância no contexto dos serviços de saúde está na necessidade de permanente ajuste de rumos no sentido da perpetuação das Instituições e da sua consonância com os caminhos da modernidade.

O MBA - Gestão e Auditoria em Saúde visa preparar profissionais das várias áreas de atuação para que integrem os sistemas de saúde, assumindo papéis diversos, como:

  • Gestor de diferentes áreas institucionais: a formação aqui pretendida engloba conhecimentos que prepara o aluno para atividade de comando de instituições e/ou setores das mesmas. O nível de conhecimento aqui proposto está em consonância com os conceitos mais modernos das práticas de gestão, bem como a necessidade de manter constante atualização e conhecimento das diferentes atividades a que possa ser chamado a exercer na saúde;
  • Controlador: o tempo é uma variável importante na gestão dos negócios e o reconhecimento de eventos negativos deve se dar à medida que os mesmos acontecem e não após sua ocorrência. A controladoria atua em tempo real, visando garantir que não serão cometidos erros que contrariam os interesses da Organização. A controladoria começa a criar relatórios rotulados de gerenciais, contextualizados à tecnologia de informação da época. A controladoria se insere nos novos tempos, incorporando regras de mensuração de todos os acontecimentos dentro de uma organização. O número correto para essa avaliação é conseguido usando-se parâmetros comparativos com indicadores de padrão reconhecido em outros serviços de saúde com desempenho considerado de excelência. A controladoria é ferramenta básica para o exercício da gestão e faz parte da atuação da auditoria.
  • Consultor: a função da gestão e da auditoria são melhorar e aconselhar. O consultor garante que o processo do negócio seja continuamente aperfeiçoado, que os ativos não estão sujeitos a perdas e que a gestão aconteça com eficiência e eficácia. No final da fase de normalização, os sistemas são ajustados.
  • Catalisador: a função da gestão e da auditoria servem para orientar e mobilizar pessoas no quadro da estratégia estabelecida pela liderança. O papel de catalisador é uma parte necessária dos últimos estágios da normalização e dos primeiros estágios da renovação. É necessário introduzir mudanças importantes na organização, e a função gestão e da auditoria tornam-se ao mesmo tempo facilitadores da mudança.

Coordenação

  • Dr. Eduardo Dias Lopes - Médico Auditor, Especialista em Administração Hospitalar;
  • Patrícia Rafaeli Lopes - Administradora e Mestre em Economia.  

 

Carga Horária

360 horas/aula.

 

Público-Alvo

O curso é destinado aos profissionais que atual, ou que pretendam atuar em saúde, que ocupam posições-chave em sistemas de saúde, ou que pretendam se desenvolver para ocupar outras funções na área, sejam prestadores de serviços públicos e privados ou financiadores da assistência, que estejam preocupados com a velocidade das mudanças e dispostos a prepararem as respostas adequadas às novas exigências de qualidade e resolubilidade nos sistemas de saúde.

 

Objetivos do Curso

Objetivo Geral:

  • Capacitar os profissionais da saúde a utilizarem conceitos avançados de gestão e auditoria de serviços de saúde, considerando as variáveis técnicas e econômicas da realidade onde estão inseridos, instrumentando os participantes na avaliação das etapas e requisitos de cada processo, no exame e análise da adequação, eficiência, economicidade e qualidade dos componentes envolvidos, com observância de preceitos éticos, legais e administrativos. Busca ainda aporesentar estudos de casos e promover a troca contínua de experiências entre profissionais de renome e os participantes do curso.

Objetivos Específicos:

  • Capacitar profissionais para atuar em gestão e auditoria de sistemas e negócios em saúde;
  • Preparar o gestor e o auditor para que, atuando diretamente nos processos de saúde, proporcionem um controle e o desenvolvimento.

 

Disciplinas*

  1. Análise Contábil em Auditoria;
  2. Análise da Cadeia de Suprimentos e Gestão Logística;
  3. Atuação do Farmacêutico em Gestão e Auditoria em Saúde;
  4. Auditoria baseada em Evidências;
  5. Auditoria em Planos de Saúde;
  6. Auditoria Hospitalar;
  7. Auditoria no Sistema Público de Saúde;
  8. Bases do Faturamento e Cobrança de Contas Hospitalares;
  9. Boas Práticas em Auditoria de Enfermagem;
  10. Cenários e Novos Modelos de Gestão em Saúde;
  11. Exercícios de Revisão de Contas - Hospital;
  12. Exercícios de Revisão de Contas - Planos de Saúde;
  13. Fundamentos em Auditoria de Saúde;
  14. Fundamentos sobre Custos em Auditoria;
  15. Gestão Estratégica, Planejamento e Visão Exponencial;
  16. Gestão Estratégica na Área da Saúde - Uma abordagem do mercado atual;
  17. Gestão da Qualidade, Certificação e Acreditação em Saúde;
  18. Gestão de Pessoas e Formação de Líderes;
  19. Gestão de Processos e Análise de Dados;
  20. Gestão de Riscos Assistenciais em Saúde;
  21. Gestão do Conhecimento;
  22. Indicadores em Auditoria em Saúde;
  23. Legislação em Saúde;
  24. Negociação em Auditoria de Saúde.

*Sujeito a alterações.

 

Corpo Docente

  • Adriane Pereira Lopes - Mestre;
  • Alceu Alves da Silva - Especialista;
  • Alexandre Gamba - Especialista;
  • Ana Caroline Monteiro Alegre - Especialista;
  • Antônio Gilberto Cardoso - Especialista;
  • Antônio Quinto Neto - Mestre;
  • Bibiana Dutra - Mestre;
  • Cristiane Patrícia Oliveira Azevedo - Mestre;
  • Eduardo Lopes - Especialista;
  • Fernanda Guimarães - Mestre;
  • Maga Targa Martins - Doutora;
  • Marcelo Dellaglio Gomes - Especialista;
  • Mário Schuch Silveira - Mestre;
  • Patrícia Lopes - Mestre;
  • Ricardo Vidal - Mestre;
  • Sabrina Menezes - Mestre;
  • Sérgio Santos Ruffini - Especialista;.

 

Investimento

  • R$ 14.000,00.

 

Formas de Pagamento 

  • R$ 11.200,00 à vista (20%);
  • R$ 14.000,00 parcelado em 15x, sem juros, de R$ 933,33;
  • R$ 14.000,00 parcelado em 20x, sem juros, de R$ 700,00; 
  • R$ 15.400,00 parcelado em 25x, com juros, de R$ 616,00;
  • R$ 16.800,00 parcelado em 30x, com juros, de R$ 560,00.

 

Descontos* (não cumulativos)

  • Ex-aluno FaSaúde/IAHCS: para ex-alunos de Pós-Graduação FaSaúde/IAHCS.
  • Associação Dr. Bartholomeu Tacchini: Funcionários/Colaboradores, extensível aos dependentes. 
  • Fundação Hospitalar Getúlio Vargas: Trabalhadores e dependentes.
  • UNIMED/RS: Funcionários/Colaboradores, extensível aos dependentes.
  • Grupos a partir de 5 alunos: alunos devem ser inscritos ao mesmo tempo. 

*Consulte a Instituição com a qual você possui vínculo para maiores informações.

 

Mais Informações

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